Oficinas realizadas no Centro Cívico de Curitiba (PR), até domingo (7), aproveitam lixo e materiais alternativos para fazer artesanato. De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, são 14 oficinas que ensinam como utilizar e reaproveitar materiais disponíveis na natureza. O projeto, chamado Paraná em Ação, oferece cursos gratuitos e é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.
“É arte que agrega renda, une economia à criatividade, além de ser fácil e a matéria-prima estar ao alcance das pessoas, muitas no seu quintal”, diz Clecy Amadori, coordenadora do projeto.
Entre as oficinas estão arte com fibra de bananeira, confecção de sacolas retornáveis com sobras de banners comerciais e produção de aquecedor solar com garrafas PET. Diariamente também são oferecidos cursos para produção de tapetes e caixinhas de garrafas PET, origami, mangá e automaquiagem.
“É importante que a população entenda que não existe mais lixo e sim resíduos que podem ser reutilizados. Queremos mostrar que o compromisso com o meio ambiente deve ser estimulado”, afirma Clecy.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
OI, Edlaine, acredito que a salvação para tamanha produção de lixo seja realmente essa: dar destino a ele! Alternativa reciclável e sustentável. Beijos, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com).
Postar um comentário