quarta-feira, 25 de março de 2009

Sustentabilidade é tema de Fórum Internacional em João Pessoa - PARAIBA

Temas relacionados à sustentabilidade serão discutidos em João Pessoa durante o Global Fórum da América Latina-Nordeste, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de abril, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento é uma realização da Universidade Corporativa das Indústrias da Paraíba/FIEPB e UFPB, através da Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp).

A UFPB será responsável pela coordenação dos trabalhos técnico-científicos sobre sustentabilidade nas áreas temáticas de Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Desertificação; Comunidades Tradicionais Sustentabilidade; Política Pública e Sustentabilidade; Planejamento, Gestão e Consumo; Tecnologia Limpa e Inovação; Empreendedorismo e Tecnologias Sociais; Rede de Comunicação Social; e, Urbanização, Construção Civil e Sustentabilidade.

O professor Luiz Renato de Araújo, da Siusp, vai coordenar a participação da UFPB no Global Fórum. Segundo ele, o evento terá como metodologia o diálogo de especialistas envolvendo os principais atores/autores/responsáveis e interessados numa educação significativa e transformadora, identificada com as evoluções tecnológicas, com o desafio da sustentabilidade e com as novas demandas de um mercado globalizado. Os resultados serão levados ao Global Fórum Mundial, nomes de junho, em Washington (EUA).

A inscrição de trabalhos pode ser feita até o próximo dia 31. A data limite foi prorrogada para possibilitar a inscrição de um maior número de trabalhos. Vinte já estão inscritos e a perspectiva é de que esse número aumente.

HISTÓRICO
O Global Fórum nasceu em 2004, em Nova Iorque, quando 500 líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas para a construção do Plano de Desenvolvimento do Global Compact, que teve o Presidente Luis Inácio Lula da Silva como palestrante.

No evento foi realizado em 2006, em Cleveland reunindo 400 líderes empresariais e representantes do mundo acadêmico de 40 países, além de 1.000 participantes via internet, para a identificação de áreas de cooperação entre o mundo empresarial e o acadêmico, visando a promoção de ações efetivas para o desenvolvimento sustentável global.

No encontro de Cleveland surgiu a proposta de que o Global Fórum tivesse novas edições, desta vez em caráter regional, e o Brasil foi indicado para sediar o primeiro Global Fórum América Latina, que aconteceu em junho de 2008 em Curitiba, no Paraná, oportunidade em que o professor Luiz Renato de Araújo, representando a UFPB no evento, sugeriu a realização do Global Fórum da América Latina – Nordeste, em João Pessoa.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas na Secretaria de Integração Universidade Setor Produtivo (Siusp), no prédio da Reitoria ou pelo telefone (83) 3216 7130, e-mail siusp@reitoria.ufpb.br ou na internet na página www.globalforum.com.br.

Agencia de Noticias UFPB

segunda-feira, 23 de março de 2009

Redes sociais ultrapassam email em popularidade

Sites de relacionamento e blogs são visitados por 80% dos internautas brasileiros.

A firma de análises Nielsen Online publicou um novo relatório sobre uso da web e recursos da internet. O relatório mostra que as “comunidades online”, que incluem redes de relacionamento e blogs, são mais populares que o email.

Segundo o site Tech.Blorge , apesar de ter sido o mais importante meio de comunicação virtual, o email começa a perder seu posto com a chegada de outras tecnologias.

O resultado do estudo mostra que 67% dos internautas utilizam regularmente comunidades virtuais, e apenas 65% usa regularmente o email. Os dados foram obtidos de pesquisas feitas entre usuários da Austrália, Brasil, Chile, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

De cada 11 minutos gastos online pelos internautas do mundo todo, um minuto é dedicado aos sites de relacionamento, explicou o site The Register .

Embora o Facebook seja a rede social mais popular mundialmente, sendo visitada mensalmente por três em cada dez internautas, o Orkut é a rede com maior penetração no Brasil: 70% dos internautas brasileiros possuem uma conta no serviço, noticiou o site The Guardian .

O Brasil é, dentre os países analisados, o que as comunidades online tem a maior aceitação, recebendo 80% de toda a audiência online com regularidade. Um em cada quatro minutos em nosso país é direcionado ao uso das comunidades e blogs.

Acima de Comunidades e Email estão as categorias busca (86%), portais de interesse geral (85%) e fabricantes de software (73%). O estudo completo, em inglês, pode ser lido em PDF pelo atalho tinyurl.com/ddueue .
www.geek.com.br

Por Rodrigo Martin de Macedo

Twitter é mais usado por adultos, diz estudo

Nielsen diz que 42% dos visitantes do site possuem entre 35 e 49 anos.

A firma de análise de mercado Nielsen divulgou uma pesquisa a respeito do uso do Twitter, que mostra a importância do serviço entre o setor corporativo.

Segundo o site VNUNet , o site está sendo utilizado primariamente como uma ferramenta de negócios, e 62% das visitas ao portal são feitas de escritórios, enquanto apenas 35% são conduzidas em ambientes domésticos.

Os dados ainda mostram que, ao contrário do que poderia se imaginar, o serviço é mais utilizado por adultos que adolescentes: 42% dos usuários possuem entre 35 e 49 anos, e 20% tem entre 25 e 34 anos, noticiou o site da Nielsen .

O crescimento do site em um ano foi de 1.382%, de 475 mil visitantes únicos em fevereiro de 2008 para sete milhões no mesmo período em 2009. O Twitter foi a rede social de maior crescimento anual, seguida pelo Zimbio (240%), Facebook (228%), Multiply (192%) e Wikia (172%).

A mobilidade do serviço, que pode ser acessado e atualizado por celulares, é essencial para seu sucesso. Em janeiro de 2009, 735 mil visitantes únicos acessaram o Twitter pelo celular.

www.geek.com.br

Por Rodrigo Martin de Macedo
Yahoo noticias.

sexta-feira, 20 de março de 2009

UFRN lança concurso com cinco vagas na área de Comunicação

O Departamento de Comunicação da UFRN abriu concurso público para preenchimento de cinco vagas. As inscrições vão até dia 03 de abril de 2009. As provas ocorrerão de 04 a 29 de maio de 2009.

O edital está disponível no site:http://www.prh.ufrn.br/Legislacao_2009/Edital005_Efetivo_2009.pdf

As vagas são para as seguintes áreas:
Marketing em Publicidade e Propaganda
Dedicação ExclusivaRequisitos: Graduação em Comunicação Social e Doutorado em Comunicação Social ou em áreas correlatas
Mídia em Publicidade e Propaganda
Dedicação ExclusivaRequisitos: Graduação em Comunicação Social e Doutorado em Comunicação Social ou em áreas correlatas.
Redação para Mídia Impressa, Eletrônica e Digital
Dedicação ExclusivaRequisitos: Graduação em Comunicação Social e Doutorado em Comunicação Social ou em áreas correlatas.
Ética e Legislação no Radialismo
20h
Requisitos: Graduação em Comunicação Social e Mestrado em Comunicação ou em áreas correlatas.
Atendimento e Planejamento em Publicidade e Propaganda
Dedicação ExclusivaRequisitos: Graduação em Comunicação e Doutorado em Comunicação ou áreas correlatas.

sábado, 14 de março de 2009

SEMINÁRIO: A SOCIEDADE EM REDE E A EDUCAÇÃO

No próximo dia 19 de março, na sede da Vivo, em São Paulo, acontecerá o Seminário "A Sociedade em Rede e a Educação". Os que estiverem interessados em participar devem correr para fazer sua inscrição no site da Rede Vivo Educação.

Vejam a programação completa (as atividades começam, na verdade, na tarde do dia 18):
18-19 de Março de 2009
Prédio Sede da VIVO, São Paulo - Av. Dr. Chucri Zaidan, 860 - Morumbi.

Programação*
18 de março de 2009
14h00 às 18h00 - O uso de tecnologias móveis na educação
World Café (Desconferência)
Encontro com pais e alunos das redes pública e privada de educação e ONGs para uma roda de conversa sobre as suas visões sobre o uso de tecnologias móveis na educação?

19 de março de 2009
Inscrições gratuitas pelo e-mail institutovivo@vivo.com.br.
Todos os inscritos devem estar conectados lá na Rede Vivo Educação.
Número de vagas: 150

08h30-09h - Credenciamento

09h00-09h15 – Abertura
Com Roberto Lima sobre a proposta do Seminário e o papel da Vivo.

09h15-11h15 – A Sociedade em Rede e a Educação
Problematização do tema
As teorias da aprendizagem e os processos educativos atuais estão adequados à estrutura e a dinâmica da sociedade em rede? Por que?
Talk Show com perguntas e respostas por meio de Twitter e SMS.
Mediador: Marcelo Tas
Participantes da mesa: George Siemens (via videoconferência), Augusto de Franco, Luli Radfahrer e José Pacheco

11h15 - 11h30 - Intervalo para Café

11h30 - 13h – Apresentação de Experiências
Como algumas experiências concretas de novos processos educativos estão tentando responder na prática ao desafio colocado pela pergunta acima?
Talk Show com perguntas e respostas por meio de Twitter e SMS
Mediador: Marcelo Alonso
Participantes: Leila Pais de Miranda (Moleque de Idéias), Eugenio Scannavino Netto (Saúde e Alegria), Lucas Longo.

13h00 - 14h00 – Intervalo para Almoço

14h00 - 16h00 – Apresentação comentada de experiências
Serão apresentadas experiências que tentem responder na prática, pelo menos em parte, à seguinte questão-focal:Como as tecnologias móveis de interação podem ser empregadas em novas formas de educação na sociedade-rede?
Talk Show com perguntas e respostas por meio de Twitter e SMS.
Comentador: Reinaldo Pamponet
Participantes: Wagner Merige (Minha Vida Mobile), Eduardo Melo (Editora Plus), Carlos Alberto Mendes de Lima (Nas Ondas do Rádio), Hely Costa (Arte-Favela)

14h00-16h00 – Trabalho de Grupos
4 Grupos com 10 membros
Atividade simultânea à anterior e com inscrição aqui para responder a duas perguntas:
1) Como as tecnologias móveis de interação podem ser empregadas em novas formas de educação na sociedade-rede?
2) Baseada nas experiências individuais, qual seria o melhor modelo de educação para desenvolver um projeto educativo envolvendo 13 comunidades na região amazônica utilizando as tecnologias móveis, e num cenário onde alguns alunos ficam durante 15 dias em uma “zona escolar” e outros 15 dias em casa com sua família.

16h00-16h15 – Intervalo para Café

16h15-17h15 – Apresentação dos Relatórios dos Grupos
Coordenador da Mesa (10'): Indicado pela Coordenação do Seminário
Relator do Grupo 1 (10'): Escolhido pelo Grupo
Relator do Grupo 2 (10'): Escolhido pelo Grupo
Relator do Grupo 3 (10'): Escolhido pelo Grupo
Relator do Grupo 4 (10'): Escolhido pelo Grupo

17h10-18h15 – Plenária de Encerramento
Fechamento realizado pela Coordenação do Seminário.

*Alguns nomes, formatos e horário estão sujeitos a alteração

domingo, 8 de março de 2009

1 º CONGRESSO INTERNACIONAL de RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO em MAR DEL PLATA As Relações Movem ao Mundo

1 º CONGRESSO INTERNACIONAL de RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO em MAR DEL PLATA As Relações Movem ao Mundo ...

17 e 18 de SETEMBRO de 2009
Mar del Plata - Argentina

O professor Roberto Guerrero, Presidente do Comitê Organizador, convida todos os estudantes e profissionais de relações públicas do Brasil para participar!

Apoio Institutcional:

- CONSELHO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA ARGENTINA- CENTRO DE EX-BOLSISTAS DA O.E.A. - Organização de Estados Americanos - ASOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE RELAÇÕES PUBLICAS - ALARP Argentina - CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE RELAÇÕES PUBLICAS - CONFIARP- GRUPO EDUCATIVO ESBA- PUBLICO META RRPP - PORTAL RP-BAHIA

Programa de conferências internacionais:

O congresso conta com a presença de especialistas de quatro países da América Latina, dentre os quais o Brasil. Os conferencistas são:

- Angel Letteriello (ARGENTINA)
- Graciela Etcharran (ARGENTINA)
- Guillermo Pedrotti (ARGENTINA)
- Hugo Bezzati (ARGENTINA)
- Luis Fernando Martin (COLOMBIA)
- Marcelo Chamusca (BRASIL)
- Marcia Carvalhal (BRASIL)
- Maria Laura Forte (ARGENTINA)
- Monica Soteras (ARGENTINA)
- Pablo Topalian (URUGUAY)
- Perla Diaz (ARGENTINA)
- Roberto Guerrero (ARGENTINA)
- Teresa Gomez Burgos (ARGENTINA)


Capítulo Estudantil:

Os estudantes poderão apresentar Trabalhos de Investigaçao sobre o tema “As Relações Públicas e o Patrocinio”.
Os trabalhos serão avaliados por professores da ALARP e CONFIARP.
O trabalho ganhador será publicado pelos Conselhos Profissionais da Argentina e nos Portais mais importantes da América.
O autor do trabalho receberá um livro da especialidade e una placa alusiva.

Custo da inscrição para residentes no exterior:

Tarifa: U$S 80
Esse valor dá direito:
- Participar de todos os eventos do Congresso- Material do Congresso- Certificado de Participação- Jantar de boas vindas
Bonifição especial para grupos:
- Por cada 10 inscritos pagam 9 - Válido para estudantes do mesmo Instituto ou Universidade que realizem o pagamento total das 9 inscrições. - Se o grupo está acompanhado por um professor da mesma instituição, o professor también estará bonificado.


Hospedagem no Hotel Sede (Hotel 13 de Julio):
- Diária por pessoa, em quarto duplo, com café da manhã: $ 90- O Comitê Organizador do Congresso não faz reservas de alojamento - As reservas e pagamentos poderão realizar-se diretamente no hotel - A tarifa que se menciona nesta página é estabelecida pelo hotel para os participantes do Congresso.


Soteios:
Os concorrerão automaticamente aos seguintes prêmios:

- Estadia por dois dias, para duas pessoas, no Hotel 13 de Julio (hotel sede)- Uma inscrição para o Congresso de RRPP de 2010 - Livros de RRPP


Mais informações podem ser acessadas no endereço: www.massmediacongresos.com.ar

terça-feira, 3 de março de 2009

ESPM realiza III Encontro de Comunicação e Marketing

Nos dias 5 e 6 de maio, a ESPM realizará em São Paulo o III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, com o tema “Para além do produto: comunicação e consumo na sociedade do acesso”.
O evento será apresentado por meio de conferências, painéis de debate e sessões de apresentação de trabalhos, com as presenças de Nestor Garcia Canclini (Universidade Nacional Autônoma do México) e Laymert Garcia dos Santos (Unicamp), entre outros convidados.

Serão aceitos, para submissão, textos acadêmicos em formato de artigo ou de estudo de caso. Os melhores trabalhos serão publicados em livro, a ser lançado na 4ª edição do evento, em 2011. Os melhores estudos de casos também serão publicados no site da Escola, na página da Central de Cases ESPM.

O prazo para submissão (que será feita pelo envio de resumos) é 6 de abril de 2009 e os resumos devem ser encaminhados pelo site www.espm.br/encontroespm, em que está disponível o regulamento completo.

Categoria Jovem Pesquisador: nesta edição do evento, dirigimos também o convite aos estudantes de graduação, para envio de artigos acadêmicos derivados de projetos de iniciação científica. Os critérios de avaliação serão os mesmos utilizados para os demais participantes.

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES

- Abertura do sistema para recebimento dos resumos: 20 de fevereiro.
- Deadline para a submissão de resumos: 6 de abril.
- Divulgação eletrônica dos resultados das avaliações dos trabalhos inscritos: 16 de abril.
- Encerramento das inscrições on-line para os apresentadores de trabalhos: 23 de abril.
- Prazo para envio dos textos completos para integrar os Anais: 5 de junho.

Observação: para que os textos tenham sua apresentação incluída na programação, pelo menos um dos autores deverá formalizar a inscrição no evento até o dia 23 de abril.