quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Queridos leitores,

Quero concluir este ano agradecendo a todos pelo apoio e colaboração na construção de saberes e discussões que este espaço foi e é capaz de promover.

Seguimos para 2009 a espera de um ano cheio de realizações e metas/objetivos pessoais e profissionais a serem concretizados. Juntos com o pensamento coletivo e de reconstrução não somente de saberes, mas também do meio ambiente de forma global, certamente faremos a diferença no próximo ano. Isso não é uma proposta útopica, é apenas gradativa, flexível e constante.

Espero aqui destacar e mencionar os principais acontecimentos ligados a nossa temática que em 2009 se realizarão, mais uma vez agradeço e conto com o apoio, prestígio e colaboração de todos.

Desejo a todos ótimas festas cheias de paz, alegrias e confraternização.

Novas atualizações e outras novidades postarei nos primeiros dias de 2009.

Um beijo grande.
Edlaine Bôtto

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Intercom lança chamada para Congressos de 2009

O site da Intercom (www.intercom.org.br) já traz as chamadas para os Congressos que serão realizados em 2009. Dando continuidade a uma tradição na agenda dos eventos de comunicação no país, o primeiro semestre reúne os Congressos Regionais, que acontecerão de maio a junho, nas cinco regiões do Brasil.

Em setembro, a comunidade acadêmica e os profissionais da área poderão reunir-se no Congresso Nacional, a ser realizado em Curitiba (PR).

A agenda completa dos eventos da entidade, em ordem cronológica, é a seguinte:
Intercom Sudeste- Local: Escola de Comunicacão da UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ)- Coordenadores: Eduardo Refkalesfsky e Ivana Bentes- Contatos: eduardo_ref@yahoo.com.br, ref@ufrj.br e ivanabentes@gmail.com- Período: 7 a 9 de maio

Intercom Nordeste- Local: Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI)- Coordenadores: Ana Regina Rego, Graça Targino e Samantha Castelo Branco- Contatos: ana.rani@uol.com.br, gracatargino@hotmail.com e scastelo@uol.com.br- Período: 14 a 16 de maio
Intercom Sul- Local: FURB – Universidade Regional de Blumenau, em Blumenau (SC)- Coordenador: Clóvis Reis- Contato: clovis@furb.br ou clovisreisjr@yahoo.com.br- Período: 28 a 30 de maio

Intercom Centro-oeste- Local: Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), em Brasília (DF)- Coordenador: Walter Guimarães- Contato: wguimaraes@iesb.br- Período: 4 a 6 de junho
Intercom Norte- Local: UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho, em Porto Velho (RO)- Coordenador: Marco Bonito- Contato: comsocial@uniron.edu.br- Período: 18 a 20 de junho

Intercom Nacional- Local: Universidade Positivo, em Curitiba (PR)- Coordenador: André Tezza Consentino- Contato: publicidade@up.edu.br- Período: 4 a 7 de setembro

terça-feira, 25 de novembro de 2008

XI Ibercom 2009 recebe inscrições até o final de dezembro

Entre os dias 16 e 19 de abril de 2009, será realizado o XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação, o Ibercom 2009. O evento acontecerá na cidade do Funchal, na Ilha da Madeira (Portugal), e terá como tema central: “Travessias comunicacionais: migrantes e viajantes no arquipélago digital”.


Os interessados em encaminhar trabalhos devem enviar os respectivos resumos até o dia 30 de dezembro de 2008. A ficha de inscrição pode ser acessada em: http://www.imultimedia.pt/ibercom/index_por.html


O Ibercom 2009 é presidido por Enrique Sanchez Ruiz (México) e coordenado por Luis Humberto Marcos (Portugal), respectivamente presidente e secretário-executivo da ASSIBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação.

Mais informações acesse o link:

http://www.intercom.org.br/boletim/a04n121/acontece06.shtml

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Hemocentro da Paraíba e alunos de Relações Públicas da UFPB promovem Campanha

A campanha "Doar Com Paixão– Sangue, Vida. Você Tem, Alguém Precisa!" será realizada em sua segunda edição, no dia 10 de dezembro, às 7h30, em frente à Biblioteca Setorial ao lado do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa.

Esta é uma iniciativa promovida pelos alunos de Relações Públicas da UFPB, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, e vai destacar a importância e a conscientização do ato de doar sangue.

Em 2007, foram arrecadadas cerca de 70 bolsas de sangue. Para este ano, a meta é de 100 bolsas.

O Projeto "Doar Com Paixão – Sangue, Vida. Você Tem, Alguém Precisa!" faz parte do conjunto de ações da disciplina Planejamento de Eventos do curso de Relações Públicas da UFPB, tendo como orientadora a professora de Comunicação Social, Josilene Ribeiro.

Mais informações com as coordenadoras do Projeto Raquel Cabral e Patrícia Emannuelle, pelos telefones (083-91275152 / 083-88851396 ou 083-91044654) e 083-88247064, respectivamente.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ComTec promove conferência sobre comunicação e tecnologias digitais

Com o tema “Desafios das Mídias Digitais”, o ComTec, o grupo de pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais realizará a 2ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais – ComTec 2008.
O evento será realizado no próximo dia 19 de novembro na Faculdade de Comunicação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo.
A programação completa do evento e outras informações estão disponíveis no site http://posftp.metodista.br/comtec/

domingo, 9 de novembro de 2008

ABCIBER aceita inscrições para II Simpósio Nacional

Encontra-se aberto o processo de inscrição para participação certificada no II Simpósio Nacional da ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura e para o processo de cadastramento para filiação à entidade. Ambos os procedimentos devem ser realizados através do site do evento (http://www.cencib.org/simposioabciber).

O evento acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) de 10 a 13 de novembro de 2008.

As listas de conferências previstas e de trabalhos aprovados pela Comissão Científica e pela Comissão de Arte Digital estão disponíveis no site.

Maiores informações podem ser obtidas por meio dos endereços cencib@cencib.org e cencib@pucsp.br.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

III Abrapcorp será realizado em abril de 2009

A Abrapcorp, a Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/ECA-USP convidam para o III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas- III Abrapcorp 2009.

O congresso ocorre entre 28 e 30 de abril de 2009, na ECA-USP, São Paulo, SP, e terá como tema central "Comunicação, Humanização e Organizações". As inscrições de trabalhos estarão abertas de janeiro a fevereiro de 2009.

Os trabalhos inscritos para a seleção nos GTs (Grupos Temáticos) da Abrapcorp deverão ser resultantes de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Serão aceitos, também, trabalhos oriundos de estudos de Iniciação Científica, Projetos e Pesquisas Experimentais, desde que conste a indicação do professor ou pesquisador responsável.

Há possibilidade de inscrição de pesquisas realizadas por especialistas, mestres ou doutores, em organizações públicas ou privadas, não vinculadas a instituições de ensino, desde que o estudo contemple aspectos teóricos e práticos referentes à área.

Os Grupos Temáticos (GTs) são os seguintes:

GT 1 - História, Teoria e Pesquisa em Relações Públicas
GT 2 - Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacional
GT 3 - Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações
GT 4 - Estudos do Discurso, da Imagem e da Identidade organizacionais
GT 5 - Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social GT 6 - Comunicação pública, governamental e política

Mais informações estão disponíveis em http://www.abrapcorp.org.br/

terça-feira, 28 de outubro de 2008

I Fórum Mackenzie Ambiental

São reciclados na cidade de São Paulo, por meios oficiais, 4% de todo o lixo sólido gerado. Considerando outros modais de coleta, estima-se que esse índice alcance 20% do total, o que, ainda assim, é considerado baixo, uma vez que planejamento e boa condução dos processos podem aumentar esse índice.

O I Fórum Mackenzie Ambiental foi criado com o intuito de se catalisar idéias e projetos com o anseio de, em 4 anos, fazer a cidade elevar seu índice de reciclagem a 75%. Temática: RD75 - Soluções viáveis para a reciclagem domiciliar na cidade de São Paulo. Objetivo: Reunir idéias a fim de traçar um planejamento que elevará o índice de reciclagem paulistano em 75% do total de lixo sólido gerado.

Métodos: Para alcançar o objetivo, o fórum estabelecerá um dialogo entre os três setores de nossa sociedade: governo, organizações com finalidade econômica e organizações sem finalidade econômica com o suporte e colaboração do meio acadêmico.

I Fórum Mackenzie Ambiental
Inscrições: até 05/11/2008
Data: 7 de novembro, sexta-feira
Horário: 8h15 às 17h30
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auditório João Calvino (R. da Consolação, 930)Contato: 2114-8519 - nets@mackenzie.br
Informações: http://www.mackenzie.br/ccsa_nucleos_nets_eventos.html
Serão entregues certificados aos participantes

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO XV CONGRESSO NACIONAL DE CERIMONIAL PÚBLICO

Acontece o IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO XV CONGRESSO NACIONAL DE CERIMONIAL PÚBLICO DE 3 A 5 de novembro de 2008 em Campos do Jordão em São Paulo.

A ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DE CEREMONIAL Y PROTOCOLO – OICP, sediada em Madrid, Espanha, realizará, pela primeira vez em terras brasileiras, o seu congresso anual. Em parceria, o COMITÊ NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO - CNCP, entidade que congrega no Brasil profissionais da área, participa da organização desse evento como também trabalha no preparo de seu tradicional Congresso, em 15º versão.

Sob a bandeira temática de “CERIMONIAL E PROTOCOLO- PILARES DA HARMONIA UNIVERSAL”, nos três dias em que os conclaves se realizam, estarão reunidos especialistas do Brasil e do exterior.

Também já estão assegurados, para atendimento às solicitações, o “Café da Manhã com Especialistas”, o sistema de “Consultorias Técnicas” e a modalidade “Apresentação de Trabalhos Científicos”, em forma de comunicação.

sábado, 25 de outubro de 2008

Umesp realiza II Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologia Digitais

O Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo, realiza no próximo dia 19 de novembro a II Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologia Digitais

Informações sobre formato de trabalhos, modalidades, prazos, forma de encaminhamento, seleção e divulgação dos resultados podem ser encontradas no endereço www.comtec.pro.br/conf/conf.htm

Os trabalhos podem ser encaminhados até o dia 31 de outubro de 2008

Programação do evento
- Data: 19 de novembro de 2008
- Local: Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo
- 9h00 às 12h00: Painel "Desafios das mídias digitais" Palestrantes convidados: Ethevaldo Siqueira (Colunista do Estado de S. Paulo) e Almir Almas (Universidade de São Paulo);Coordenação: Prof. Dr. Sebastião Squirra (Pós-graduação em Comunicação da Metodista/COMTEC)
- 14h00 às 18h00: apresentação de trabalhos

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Em São Paulo, evento discute meio ambiente e educomunicação

O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE) e o Serviço Social do Comercio de São Paulo (SESC) promovem de 28 a 30 de outubro em São Paulo, o 6º Simpósio Brasileiro de Educomunicação। O evento tem como tema: “Meio Ambiente, Jornalismo e Educomunicação” e será realizado na unidade SESC-Vila Mariana na Rua Pelotas, 141, São Paulo.

O evento contará com o co-patrocínio do Canal Futura, do International Institute of Journalism and Communication (Genebra, Suíça) e do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambientee o apoio da Radio Eldorado, da Revista Viração e da Rede CEP - Comunicação Educação e Participação

A palestra de abertura será ministrada pelo Ministro Carlos Minc, que abordará o tema “Nas Ondas do Ambiente"

O encontro também contará com a presença de: Débora Garcia, Supervisora de Conteúdo do Canal Futura, André Trigueiro, da Globo News, Marcelo Leite, da Folha de São Paulo, Mathew Shirts, da Revista National Geographic, Herton Escobar, do Jornal O Estado de São Paulo e Filomena Saleme, da Rádio Eldorado, Daniel Raviolo, sociólogo argentino e fundador da ONG Comunicação e Cultura, de Fortaleza, CE

Mostras de documentários e atividades artísticas farão parte da programação, ao que se somará como uma série de workshops voltados à produção de documentários para TV e de programa de rádio em escolas, em torno dos temas ambientais

O simpósio contará com a cobertura jornalística, por parte de um grupo de 100 adolescentes de programas educomunicativos do NCE/USP e seus parceiros। As produções serão exibidas através da web-rádio e na programação do Canal Futura.

Mais informações e inscrições pelo blog http://simposioeducom.blogspot.com/.

sábado, 18 de outubro de 2008

Comissão Estadual da Bahia promove debate sobre o valor da comunicação nas empresas

A Comissão Estadual da Abracom na Bahia realiza no próximo dia 24 de outubro debate sobre o valor da comunicação nas organizações, com palestras do presidente da Abracom, Ciro Dias Reis, e de Jorge Cazajeira, executivo da Suzano Papel e Celulose. O café da manhã, marcado para as 8h00, no Hotel Fiesta, é patrocinado pelo Gaterlist (www.gaterlist.com) e marca também o lançamento da edição 2009 do Conncep – Congresso Norte-Nordeste de Comunicação Empresarial e Pública, que terá sua 4ª edição em Salvador, no mês de abril do ano que vem.

As inscrições para o café da manhã estão abertas e as confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail contato@abracom.org.br.

O evento também é marco do lançamento oficial ao mercado baiano dos trabalhos da comissão estadual da Abracom na Bahia, já em articulação desde 2007.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Mestrado em Comunicação da UCB abre inscrições para processo seletivo

Estão abertas, até o dia 7 de novembro de 2008, as inscrições para o processo seletivo ao Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB)। São 15 vagas para ingresso em 2009.

O Programa, recomendado pela CAPES, tem como área de concentração o estudo dos Processos Comunicacionais, com as linhas de pesquisa Processos Comunicacionais na Cultura Mediática e Processos Comunicacionais nas Organizaçõएस

Todas as informações (cronograma, edital, preço, requisitos etc.) já estão disponíveis no site www.poscomunicacao.ucb.br

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3356-9636.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

III Semana pela Democratização da Comunicação acontece na UFPB

A III Semana ocorrerá de 13 a 17 दे outubro, no Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgando on line e sob a forma de folder a programação completa do evento.

COLETIVO "COMJUNTO"
O evento está sendo organizado pelo Coletivo ComJunto, formado por estudantes de Comunicação Social, em parceria com a ABRAÇO-PB (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba) e a ONG Amazona.

PROGRAMAÇÃO

A programação — que deverá ser enviada por e-mail, nas próximas horas, à Agência de Notícias da UFPB, pelos organizadores, sob a forma de texto editável (formatos .doc ou .txt) — pode ser conferida, por enquanto, em formato imagem, no blog e na comunidade do evento. Esta última se encontra no Orkut, sob a denominação de “Democratizando a Comunicação”.

Também é possível fazer o download do folder e do logotipo/logomarca relativos à III Semana, à I Conferência Estadual de Comunicação Social e à Conferência Nacional sobre o tema. A III Semana conta, ainda, com um blog, como se pode ver abaixo.

SERVIÇO
Blog da III Semana:
http://semanademocom.wordpress.com/

Comunidade: www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=68717597

Download do folder:
www.4shared.com/file/65383310/7aa1bdcc/III_Semana_pela_Democratizao_da_Comunicao_-_Joo_Pessoa_-_PARABA.html

Logotipo/Logomarca da III Semana:
http://semanademocom.files.wordpress.com/2008/09/cropped-logo3.jpg

Contatos adicionais podem ser mantidos com o aluno Alexandre Santos, pelos fones 8858-2723 e 8891-5374; ou com seu colega Simão Vieira de Mairins, fone 8818-3662 e e-mail svmairins@yahoo.com.br.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

SESC São Paulo sedia VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação

O SESC Vila Mariana, em São Paulo, realiza de 28 a 30 de outubro um simpósio especialmente dedicado ao debate da relação entre meio ambiente, jornalismo e educomunicação. Trata-se do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, uma parceria do SESC com o NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente, o Canal Futura e o International Institute of Journalism and Communication, de Genebra, Suíça.

O debate entre comunicadores, educadores e especialistas na área do meio ambiente tem o propósito de socializar as reflexões e experiências no campo da educomunicação socioambiental e refletir sobre os desafios que o meio ambiente e sua preservação apresentam para a mídia, para o ensino e para as políticas das organizações sociais.

Entre os temas abordados nas conferências e painéis estão: A Imprensa Brasileira e o Meio Ambiente; Educomunicação Socioambiental; Consumo Consciente para a Sustentabilidade e Meio Ambiente: Na Comunidade, na Mídia e na Educação Formal.

As inscrições para participar do simpósio e a programação completa das conferências, mesas-redondas, workshops, painéis e atividades paralelas, estão no site:http://www.sescsp.org.br.

ESPM sedia Seminário Intermestrandos

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realiza, nos dias 9 e 10 de outubro, das 9h às 18h, o 3º Seminário Intermestrandos, evento organizado pelos alunos do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da própria instituição.

O seminário deve reunir mestrandos dos programas de comunicação do Brasil em torno das temáticas ligadas à comunicação e ao consumo. As apresentações serão de projetos de pesquisa em desenvolvimento.

Informações sobre inscrições e a programação completa estão disponíveis no site www.intermestrandos.com.

SERVIÇO – O evento será sediado no campus Francisco Gracioso, na rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, em São Paulo (próximo ao metrô Vila Mariana).

terça-feira, 30 de setembro de 2008

São Paulo sedia Encontro Latino-americano de Comunicação e Sustentabilidade

O Instituto Envolverde realizará em São Paulo, entre os dias 16 e 18 de outubro, o primeiro Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade. O evento é direcionado a profissionais de comunicação de redações e de assessorias de imprensa e tem como objetivo abrir novas perspectivas para a construção de pautas.

Nesse primeiro encontro serão abordadas três vertentes de pautas com transversalidade regional. No primeiro dia a maior floresta do mundo, a Amazônia, será o tema de discussão. No dia 17, as discussões giram em torno da água. E para encerrar os debates, no terceiro e último dia, o tema a ser debatido pelos especialistas e jornalistas presentes no encontro é a energia.

O evento acontecerá no Hotel Jaraguá, rua Martins Fontes, 71, Bela Vista – São Paulo. Para inscrições e/ ou mais informações sobre o seminário, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone 11-3796-8066 ou enviar um e-mail para instituto@envolverde.org.br.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cases de Comunicação serão apresentados na Universidade Anhembi-Morumbi em novembro

O próximo case será no dia 21 de novembro, na Universidade Anhembi-Morumbi

A edição Encontros Abracom - Diálogo "Cases" continua neste segundo semestre de 2008. Os cases foram selecionados por quatro profissionais, dois da Abracom e dois da Universidade Anhembi-Morumbi, dentre 22 trabalhos inscritos, recorde da série até aqui. Para a avaliação foram usados como critérios a apresentação do case, o caráter de inovação e a mensuração dos resultados. A apresentação de cases é aberta a todos os profissionais e executivos de empresas interessados em conhecer as estratégias adotadas pelas agências no trabalho de comunicação.


As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail contato@abracom.org.br, indicando-se os nomes dos profissionais que estarão presentes. É possível fazer inscrições para toda a série, conforme o calendário abaixo.

No dia 21 de novrmbro, a agência Ketchum Estratégia apresentará o trabalho feito para a Pirelli. O evento começa às 19h30, na unidade 6 da Universidade Anhembi-Morumbi, que fica na rua Casa do Ator, 275, sala 611, no Mezanino.

As agências selecionadas, e suas respectivas datas de apresentação, são as seguintes:

Piauí x Philips - Governo do Piauí
FSB Comunicações
02/09/08

Espaço Brasil Telecom. Oxigênio para uma marca e uma cidade.
Oficina da Palavra
23/09/08

Comunica Pirelli – A Pirelli mais perto de você
Ketchum Estratégia
21/10/08


Intrablog Corporativo – Amadeus
RMA Comunicação
18/11/08

68 Destinos. Passeata dos 100 mil
- Textual Serviços de Comunicação
Textual Comunicação
25/11/08

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Encontro de Comunicação Contemporânea acontece na Anhembi-Morumbi

O Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi promove, de 24 a 26 de setembro, o 3º Encontro de Comunicação Contemporânea: Estudos de Cinema e Audiovisual.

A mesa de abertura contará com debate sobre “O Campo do Cinema”, com os professores Arthur Autran (UFSCar), Fernão Ramos (UNICAMP) e Rubens Machado (USP).

A Universidade Anhembi-Morumbi fica na Rua Casa do Ator, 294, Campus Vila Olímpia – São Paulo (SP).

Outras informações pelo telefone (0xx11) 3847-3037 ou pelo link:
http://www2.anhembi.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=85073&sid=4263

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

SESu divulga resultado do Proext 2008

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplada com vários projetos no Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) 2008. O Proext foi criado pela Secretaria de Educação Superior – SESu do Ministério da Educação (MEC), no ano de 2003, abrange programas e projetos de extensão universitária com ênfase na inclusão social, visando aprofundar uma política que venha a fortalecer a institucionalização das atividades de extensão nas instituições públicas de ensino superior.

O objetivo geral do PROEXT- SESu/MEC é apoiar as Instituições Públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e/ou projetos de extensão que contribuam para a implementação e para o impacto de políticas, potencializando e ampliando patamares de qualidade das ações propostas, projetando a natureza das mesmas e a missão da universidade pública.

Esta interação da Universidade com a Sociedade, com as comunidades externas em suas mais diferentes formas de organização, estabelece uma troca de saberes acadêmico e popular, que terá como conseqüência a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade nacional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade.

Programas e projetos aprovados da UFPB:

PROGRAMAS
CCA
Sustentabilidade, Inclusão Social e Geração de Trabalho e Renda em Comunidades Localizadas no Município de Areia-PB
Profa. Márcia Miranda
100.000,00

CCEN
Aquicultura como Forma de Desenvolvimento Sustentável e Conscientização Ecológica 99.733,10
Profa. Cristina Crispim

PROJETOS
CCHLA
Formação Continuada dos Professores de Artes do Município de João Pessoa: Uma Proposta Integrada das Áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música
Prof. Luis Ricardo Silva Queiroz
24.000,00

CE
Vivenciando e Comunicando Nossa Africanidade e Nossa Negritude
Marília Lopes de Campos
29.222,55

Mais informações sobre o Proext na página: http://portal.mec.gov.br/sesu/

ECA-USP abre inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP está com as inscrições abertas nos dias 15, 16 e 17 de outubro,visando o preenchimento de 41 (quarenta e uma) vagas para Mestrado e 19 (dezenove) vagas para Doutorado no ano de 2009, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio Principal, 1º andar, sala 121.

Mais informações no link abaixo:

http://poseca.incubadora.fapesp.br/portal/comunicacao/ingresso/editais/

domingo, 14 de setembro de 2008

Marketing Digital é tema de palestra na Semana Universitária da UNIFACS

O diretor geral do Portal RP-Bahia Marcello Chamusca participará, pelo terceiro ano consecutivo, da Semana Universitária da Universidade Salvador (UNIFACS), um dos maiores eventos universitários do Brasil, a se realizar no período de 22 a 24 de setembro de 2008.

No dia 23, as 9h, no Prédio de Aulas 8 – Campus Iguatemi, Chamusca apresentará a Palestra Marketing Digital: conceitos e aplicações, que se propõe a discutir os conceitos e as aplicações do marketing digital, a partir da análise das novas características do perfil do consumidor contemporâneo da informação.

Mais informações sobre a Semana Universitária da UNIFACS: http://web.unifacs.br/su/

sábado, 13 de setembro de 2008

Relações Públicas recebem homenagem

Na tarde do dia 6 de setembro, no auditório da reitoria da UFRN, foi realizada a entrega do 3º Prêmio Relações Públicas do Brasil, apresentado por Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal.
A premiação foi idealizada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Gonzaga, que tinha como meta homenagear os relações públicas ainda vivos.


Durante o evento, foram entregues quatro premiações, nas categorias Profissional de Mercado, Professor(a) Pesquisador(a), In Memorian e Profissional Revelação. Também foram feitas duas homenagens especiais Distinção Amigo das Relações Públicas e a Medalha Dois de Dezembro.


MEDALHA – A Medalha Dois de Dezembro é considerada a mais honrosa de todas, já que o homenageado é escolhido por uma comissão composta por aproximadamente 40 notáveis da área.


A condecorada com o prêmio de 2008 foi a profa. Cláudia Moura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), para quem a premiação foi um momento significativo. “Essa homenagem é um reconhecimento de um trabalho competente feito durante muito tempo, vai ser um momento lembrado eternamente”.


Nas categorias Profissional de Mercado, Professor(a) Pesquisador(a), In Memorian e Profissional Revelação, os vencedores foram, respectivamente, Newton Garcia, Margarida Kunsch, Vera Giangrande e Michelle Fernandes. Os homenageados com o título Amigos das Relações Públicas foram os professores José Benedito Pinho, Cláudio Cardoso e João José Curvello.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Comunicação e Práticas de Consumo é tema de debate nesta quinta-feira

Saraiva Mega Store - Shopping Paulista e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM realizam no próximo dia 11 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Espaço Mário de Andrade da livraria (Rua Treze de Maio, 1947 - Piso Térreo Paraíso - Paraíso - SP), com entrada grátis, mais uma edição do CAFÉ INTERCOM / SARAIVA com o tema Comunicação e Práticas de Consumo a partir da ótica das pesquisas e de exemplos de sucesso.

Café Intercom/Saraiva é uma parceria da INTERCOM e a Saraiva Mega Store - Shopping Paulista que realizam mensalmente o evento, destinado aos estudantes, jornalistas, publicitários, pesquisadores, professores, sociólogos, escritores e público interessado no assunto.

Acompanhados por um café especial, o debate será conduzido por Maria Aparecida Baccega, doutora e professora livre-docente de Comunicação da ECA-USP, e contará com a participação das debatedoras Gisela Grangeiro da Silva Castro - psicóloga, doutora e professora de Comunicação pela ESPM, membro do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura). E de Rose de Melo Rocha, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, coordenadora adjunta da pós-graduação da ESPM e pesquisadora da PUC-SP. Dedica-se atualmente à investigação das relações entre consumo e cena midiática.

Os convidados trarão a fusão de dois olhares que permitirá maior aproximação do mercado e da academia. O consumo é a ponta visível e concreta da sociedade contemporânea chamada de pós-moderna e também conhecida como era do consumo. Resultado de uma realidade complexa, na qual a transformação de tudo em mercadoria é característica fundante, compondo fortemente a cultura, pois tem desempenhado importante papel na constituição das identidades.

Partindo do pressuposto acoplamento entre cultura da mídia e cultura do consumo, os debatedores pretendem discutir as múltiplas interfaces entre comunicação e consumo, buscando, a partir desse diálogo, abrir caminhos para a consolidação da pesquisa acadêmica e dos profissionais que atuam na área.

Na seqüência do evento, teremos os lançamentos dos livros Comunicação e Práticas de Consumo (Editora Saraiva), organizado por Clóvis de Barros Filho e Gisela Castro, e Comunicação e Culturas do Consumo (Editora Atlas), organizado por Maria Aparecida Baccega.

Venha apreciar esse delicioso café e contribuir com suas idéias.

Serviço
Café INTERCOM / SARAIVA
Tema: Comunicação e Práticas de Consumo
Dia: 11 de setembro de 2008, quinta-feira, às 19h
Local: Saraiva Mega Store - Shopping Pátio Paulista – Espaço Mário de Andrade
Rua Treze de Maio, 1.947 – Piso Térreo Paraíso – Paraíso

Entrada grátis

Informações
William Lara
(11) 8273-1178 – billara@williamlara.com.br

Saraiva: (11) 3171-3050

domingo, 7 de setembro de 2008

Oficinas gratuitas transformam lixo em artesanato em Curitiba/PR

Oficinas realizadas no Centro Cívico de Curitiba (PR), até domingo (7), aproveitam lixo e materiais alternativos para fazer artesanato. De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná, são 14 oficinas que ensinam como utilizar e reaproveitar materiais disponíveis na natureza. O projeto, chamado Paraná em Ação, oferece cursos gratuitos e é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.

“É arte que agrega renda, une economia à criatividade, além de ser fácil e a matéria-prima estar ao alcance das pessoas, muitas no seu quintal”, diz Clecy Amadori, coordenadora do projeto.

Entre as oficinas estão arte com fibra de bananeira, confecção de sacolas retornáveis com sobras de banners comerciais e produção de aquecedor solar com garrafas PET. Diariamente também são oferecidos cursos para produção de tapetes e caixinhas de garrafas PET, origami, mangá e automaquiagem.

“É importante que a população entenda que não existe mais lixo e sim resíduos que podem ser reutilizados. Queremos mostrar que o compromisso com o meio ambiente deve ser estimulado”, afirma Clecy.

sábado, 6 de setembro de 2008

Grupo de Estudos de Divulgação Científica da UFPB desenvolve trabalho de Comunicação Ambiental

Comunicação Ambiental: Projeto de sensibilidade ambiental para o CCHLA/UFPB é o título do trabalho que o Grupo de Estudos de Divulgação Científica – GEDIC, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está desenvolvendo com a colaboração de estudantes do curso de Comunicação Social.

Segundo a professora do Curso de Comunicação, Olga Tavares, “este trabalho apresenta algumas iniciativas educomunicativas científico-ambientais nas áreas de jornalismo, rádio e TV que estão sendo estudadas na instituição para se criar uma sensibilização ambiental, que resulte em bem-estar comum e possa também contribuir para a sustentabilidade intelectual dos novos desafios deste terceiro milênio.”

O trabalho é inspirado na Agenda 21-UFPB elaborada pelo Laboratório e Oficina de Geografia – LOGEPA, com a participação de uma equipe multidisciplinar, com a meta de contemplar pontos concernentes à melhoria do meio ambiente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), ao mesmo tempo em que os estudantes estariam adequados a um modelo de comunicação participativa que a Agenda 21 indica e que deverá nortear todas as iniciativas relacionadas ao meio ambiente quanto à mobilização social e interação coletiva. A atividade envolve turmas de alunos da disciplina Comunicação Comunitária, habilitações Jornalismo e Radialismo, e Produção de Rádio I e II.

Agenda 21 – É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

O GEDIC tem por objetivos estudar a comunicação científica em todos os veículos; entender o jornalismo científico para aplicar a linguagem jornalística; compreender e interpretar o mundo científico; promover a interface linguagem cientifica–linguagem jornalística; adquirir técnica jornalística para a divulgação cientifica; aliar a fundamentação teórico-metodológica à prática de aprendizagem; e aplicar os conhecimentos técnicos nos produtos de comunicação do grupo.

O trabalho Comunicação Ambiental: Projeto de sensibilidade ambiental para o CCHLA/UFPB foi apresentado ao Núcleo de Pesquisa Comunicação Científica, no XXXI Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, Natal/RN, 2008.Mais informações pelo correio eletrônico olgatavares@cchla.ufpb.br, com a professora Olga Tavares.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Grupo de estudos da UFPB apresenta trabalhos no Intercom

O Grupo de Estudos de Divulgação Científica (Gedic), coordenado pela professora do Departamento de Comunicação (Decom) da UFPB, Olga Tavares, está apresentando oito trabalhos no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom/2008.

O evento, que tem como tema Mídia, Ecologia e Sociedade, começou nesta terça-feira (2) e vai até o próximo sábado (6), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Os trabalhos apresentados pelo Gedic no congresso são:


1. Tecnologias Digitais: Divulgação Científica na Academia Via Internet. Alan Mascarenhas, Priscila Bernardo, Vanessa Camila, Ana Paula Azevedo (a página vinculada ao Pólo Multimídia);


2. Radiodifusão Ambiental na PB: História, vertentes e destinos. Ana Arruda, Márcia Costa e Webster Costa;


3. Mídia e universidade: caminhos para a conscientização ambiental. Sara Oliveira, Karla Noronha e Kalinne Arcoverde;


4. TV Universitária: possibilidades de diálogo com o Jornalismo Científico. Cristina Vila Nova, Helton Nóbrega e Ana Paula Azevedo (sobre o Conexão Ciência e o Pólo Multimídia-LDMI);


5. Jornalismo Ambiental e Humor nas Charges do Jornal Correio da Paraíba. Haryson Alves e Lucy Costa;


6. Comunicação, Conhecimento Compartilhado e Novas Tecnologias - Possibilidades Interacionais na Globalização Ecológica. Lucas Milhomens (PPGC);


7. Comunicação Ambiental: Projeto de sensibilidade ambiental para o CCHLA-UFPB. Olga Tavares e Norma Meireles;


8. Educação, cultura e jornalismo opinativo no suplemento JB* Ecológico. Norma Meireles.
Outras informações sobre o Gedic são obtidas pelo correio eletrônico olgatavares@hotmail.com.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

A Universidade Metodista de São Paulo e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) promovem o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo entre os dias 19 e 21 de novembro de 2008 no Campus Rudge Ramos da Universidade, em São Bernardo do Campo – SP.

Para esta edição do evento, os organizadores esperam contar com mais de 170 trabalhos inscritos, que estarão divididos em formas de apresentação: mesas temáticas com quatro especialistas convidados; comunicações coordenadas – que contará com até 6 pesquisadores articulados em torno de um tema específico -; e comunicações individuais.

Para mais informações, inscrições e cronograma acesse o site do Encontro.

sábado, 30 de agosto de 2008

9ª Semana de Educação da Unit: inscrições abertas em Aracaju/SE

Acontece de 8 a 12 de setembro, no Teatro Tiradentes – Campus Aracaju Centro –, a 9ª Semana da Educação da Unit. O tema central deste ano é “Dispositivos pedagógicos: percursos históricos da formação do educador”. O evento é de interesse de todos os estudantes e profissionais da Pedagogia e das diversas licenciaturas, bem como dos acadêmicos de pós-graduação que se interessem pela discussão sobre a história da educação.

“Nosso principal objetivo é divulgar as pesquisas na área de História da Educação, com a preocupação de discutir essa relação do espaço e do tempo com a formação do homem, e para isso trazemos nomes do maior gabarito, como os professores Marta Maria Chagas de Carvalho, da PUC-SP, Ester Vilas-Boas, da Unit, e Jorge Carvalho, da UFS. Queremos fazer um percurso histórico da educação, desde a invenção da lousa até o uso dos computadores”, explica a professora Rosemeire Marcedo, coordenadora da 9ª Semana de Educação da Unit.

A inscrição está no valor de R$ 20,00 até o dia do evento. “Nós estamos oferecendo certificação de 40 horas incluindo minicurso, e de 32 horas para as pessoas que não participarem de minicursos e oficinas. Também estamos disponibilizando um espaço para quem quiser inscrever trabalhos para comunicação oral. Neste caso, as inscrições prosseguem somente até o dia 4 de setembro”, diz a professora Rosemeire.

Se você é aluno ou professor da Unit, clique aqui para efetuar sua inscrição.

Se é participante externo, clique aqui.

Para conferir a programação, clique aqui.

Normas para publicação de trabalhos.

Informações: pedagogia@unit.br ou rosemeire_marcedo@unit.br.

domingo, 24 de agosto de 2008

I Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galícia será transmitido pelo EA.NET

O Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galícia será transmitido ao vivo pelo EA.NET - Canal de Educação Ambiental ( http://www.canal-ea.net/).

O evento acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, em Santiago de Compostela, Galícia, reunindo participantes de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor Leste e Galícia.

Trata-se de um acontecimento histórico em que, pela primeira vez, profissionais, investigadores e entidades de Educação Ambiental de todos os países do âmbito cultural e lingüístico lusófono reúnem-se para debater sobre a contribuição da educação na construção de valores, bases culturais e políticas que sirvam à promoção de sociedades sustentáveis.

O evento é organizado pelo CEIDA – Centro de Extensão Universitária e Divulgação Ambiental da Galícia, Universidade da Coruña, Universidade de Santiago de Compostela e o Comitê Organizador formado por representantes dos governos e movimentos sociais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia e Portugal.

O EA.NET <http://ea.net/> (http://www.canal-ea.net/) transmitirá a programação oficial do evento, além de debate diários, com possibilidade de participação dos internautas.
Mais informações sobre o Congresso em http://www.ealusofono.org/

Confira abaixo a programação do EA.NET na cobertura do encontro:

24 DE SETEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
16h às 18h (11h às 13h, horário de Brasília) - Solenidade de Abertura e Diálogo "Políticas de Meio Ambiente" 18h30 às 19h30 (15h30 às 16h30, horário de Brasília) - Programa Especial Temático - Educação Ambiental e Juventude 20h às 22h (15h às 17h, horário de Brasília) - Apresentação do Projeto "Educação Ambiental na CPLP no Marco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável"

25 DE SETEMBRO - TERÇA-FEIRA
9h30 às 11h30 (4h30 às 6h30, horário de Brasília) - Diálogo "O mundo lusófono na globalização" 12h às 14h (7h às 9h, horário de Brasília) - Mesa Redonda "Comunicação e Educação sobre Mudanças Climáticas" 16h às 18h (11h às 13h, horário de Brasília) - Estado da Educação Ambiental em Brasil, Angola e Timor-Leste 18h30 às 19h30 (15h30 às 16h30, horário de Brasília) - Programa Especial Temático - Educação Ambiental e Conflitos Sociais

26 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA
9h30 às 11h30 (4h30 às 6h30, horário de Brasília) - Diálogo "Meio ambiente, globalização e alterglobalização" 12h às 14h (7h às 9h, horário de Brasília) - Mesa Redonda "Desafios educativos da Conservação da Biodiversidade" 16h às 18h (11h às 13h, horário de Brasília) - Estado da Educação Ambiental em Galiza, Cabo Verde e Moçambique 18h30 às 19h30 (15h30 às 16h30, horário de Brasília) - Programa Especial Temático - Educação Ambiental e Comunicação

27 de setembro - QUINTA-FEIRA
9h30 às 11h30 (4h30 às 6h30, horário de Brasília) - Diálogo "As identidades da Educação Ambiental" 12h30 às 14h (7h às 9h, horário de Brasília) - Estado da Educação Ambiental em Portugal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe 16h às 18h (11h às 13h, horário de Brasília) - Diálogo "Sustentabilidade e Cooperação" 18h30 às 19h30 (15h30 às 16h30, horário de Brasília) - Programa Especial Temático - Educação Ambiental e Cultura

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Educação ambiental e aquecimento global despontam na bienal do livro

A educação ambiental e a discussão sobre aquecimento global ganharan espaço na 20ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, com cerca de 15 editoras com títulos que abordam temas relacionados à meio ambiente, apurou a Revista Sustentabilidade.

Uma delas é a editora Lisa Livros Irradiantes, que lançou uma coleção ecológica para-didática, destinada ao público infanto-juvenil.

"Há uma demanda por livros de educação ambiental, devido às preocupações com aquecimento global, e no que pudermos contribuir para melhorar a visão das pessoas sobre meio ambiente, é bem-vindo", afirmou Leonídio Balbino, proprietário da editora, à Revista Sustentabilidade.

Balbino afirmou que é a primeira coleção publicada sobre o tema, o que para ele, é o início de uma nova brecha no mercado editorial.

"Agora vamos dar ênfase a este campo de meio ambiente", afirmou. "Esta coleção, por exemplo poderá ser aumentada, poderá ter cem".

Na primeira coleção, que contém dez livros, os seis autores abordam o tema ambiental, anunciando uma nova tendência na área educacional que é conscientizar através da diversão. Os autores utilizam personagens carismáticos, politizados e regionalistas e diversificam a narrativa, explorando a prosa e poesia em histórias que exaltam a vida em família e a amizade.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sustentabilidade em comunicação, marketing e eventos

O 1º Encontro Grupo Eco de Sustentabilidade ocorre em 21 de agosto, em São Paulo, com a proposta de discutir as possibilidades de alinhar a sustentabilidade às gestões de comunicação, marketing e eventos: “Acreditamos que a Comunicação é a área de propulsora da sustentabilidade nas empresas”, explica Davis de Luna Tenório, diretor-presidente do Grupo.

Ele diz que o evento pretende “ser um espaço para interação e reflexão, para que os profissionais encontrem formas de aplicar, realmente, a sustentabilidade”. Ocorrerão duas mesas-redondas:

- A sustentabilidade para a construção de relacionamentos duradouros - Como as ferramentas de comunicação e marketing podem ser utilizadas para disseminar valores e princípios para a gestão sustentável, e contribuir para o estabelecimento de relações verdadeiras alinhadas aos compromissos das organizações;

- Os impactos da gestão sustentável na percepção dos públicos estratégicos - Qual a percepção que os públicos estratégicos possuem das ações de comunicação e marketing: são coerentes, comprometidas com um processo de conscientização e de transformação ou apenas ilustram a imagem das empresas?

O encontro também terá uma Mostra de produtos sustentáveis, com 140 produtos desenvolvidos pelo Grupo Eco em parceria com comunidades de artesãos e coooperativas. O evento tem o apoio institucional da Amcham - Câmara Americana de Comércio, e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Programação completa e mais informações no site do Grupo Eco.

1º Encontro Grupo Eco de Sustentabilidade

Ocorre em 21 de agosto, a partir das 14h
Na Amcham - Rua da Paz, nº1431, em São Paulo

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Poder do Marketing Pessoal é tema de palestra na UFPB

A Empresa Júnior de Administração da UFPB, por meio do projeto “A EJA FAZ”, promove dia 20 de agosto, a palestra com o tema “O Poder do Marketing Pessoal” com o especialista Aderson Melo Agra Vasconcelos, a se realizar às 19h, no Auditório 411 do Centro Humanístico (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa.

Segundo os organizadores o objetivo é promover a aproximação dos alunos do curso de Administração da UFPB com o mercado de trabalho. O projeto “A EJA FAZ: Aprendizado e Experiência” também proporciona visitas técnicas e mini-cursos, a baixo custo.

As inscrições para a palestra estão abertas tendo os seguintes valores: R$ 1,00 + 1kg de alimento não perecível; ou R$ 3,00. Contatos podem ser feitos para o e-mail eja@ejapb.com.br.

Aderson Melo Agra – é especialista em Marketing Estratégico pela UFPE e graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); professor do MBA de Ciências de Marketing da UFPE e Professor de Marketing de graduação dos cursos de Administração em Marketing; entre outras atividades.

EJA FAZ: Aprendizado e Experiência

É um subprojeto do EJA FAZ é um projeto interno da Empresa Júnior de Administração, que visa convidar palestrantes reconhecidos e com experiência em diversas áreas relevantes da Administração para ministrar conferências, mini-cursos ou ciclos de palestras.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

V Colóquio Brasil-Espanha de Ciências da Comunicação acontece em Brasília

O V Colóquio Brasil-Espanha de Ciências da Comunicação vai se realizar em Brasília, de 28 a 30 de agosto, sob os auspícios da INTERCOM e da AE-IC, de acordo com a programação preliminar descrita no link abaixo:

http://www.intercom.org.br/boletim/a04n107/acontece_brasilespanha.shtml

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O papel da comunicação na sustentabilidade

Acontece em Vitória (ES), no dia 13 de agosto, das 8h00 às 17h00, no Hotel Ilha do Boi, a 4ª edição do Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável promovido pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

Paulo Nassar, diretor-geral da ABERJE e Prof. Dr. da ECA/UPS participará do painel sobre Comunicação Pública e Educação para a Sustentabilidade.

Espera-se que o envolvimento maior de profissionais e empresas de comunicação vai acelerar o processo de assimilação dos conceitos e práticas da sustentabilidade. Trata-se de fator estratégico e de caráter educacional, imprescindível para acelerar o processo de mudanças.

O evento representa uma excelente oportunidade para discutir os mecanismos de capacitação profissional e de educação para a sustentabilidade, a qualidade e a responsabilidade do fluxo de comunicação entre o setor empresarial e a sociedade, além de temas como o papel da comunicação pública nesse contexto.

UFPB abre inscrições para o 8° Conhecimento em Debate

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu inscrições para a oitava edição do CCHLA: Conhecimento em Debate, que tem como tema Diálogos Possíveis e será realizado de 3 a 7 de novembro, a fim de divulgar as pesquisas e demais trabalhos acadêmicos do Centro.

Nesta edição do evento, ano de centenário da morte de Machado de Assis, o escritor será homenageado através de atividades, como a Conferência de abertura e mesas-redondas, em que haverá o debate da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Dia 1° de setembro termina o prazo das inscrições e do envio de trabalhos, que serão avaliados de 2 a 15 de setembro pela Comissão Científica, que fará a divulgação dos resultados após o dia 20 de setembro. Podem se inscrever professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes vinculados ao CCHLA. A inscrição é gratuita e feita nos Departamentos ou através da página do evento.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

INTERCOM 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

O INTERCOM 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece em Natal/RN no período de 02 a 06 de setembro 2008. A temática deste ano é Mídia, Ecologia e Sociedade.

Informações, inscrições e a programação do evento confira no link:

http://www.intercom.org.br/congresso/2008/programacao.shtml

Ketchum Estratégia recebe “Oscar” de Relações Públicas

Ketchum Estratégia recebe “Oscar” de Relações PúblicasAgência é premiada com o Golden Awards 2008 da International Public Relations Association - IPRA

A Ketchum Estratégia foi vencedora do prêmio da IPRA na categoria de Meio Ambiente com o case “Conduzimos Água. Levamos Vida”, um trabalho sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e consumo responsável de água, realizado em conjunto com o cliente Amanco. O projeto também foi indicado para um prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas).Esse Golden Awards é o segundo recebido pela Ketchum Estratégia e tem como objetivo reconhecer as principais ações inovadoras no segmento de Relações Públicas em todo o mundo. A cerimônia de premiação em Londres contou com a presença de Valéria Perito, Presidente-Sócia, que recebeu o prêmio em nome da agência.

Sobre a Ketchum Estratégia

A Ketchum Estratégia é uma agência de Relações Públicas, filiada ao Grupo Omnicom, com 20 anos de experiência no mercado brasileiro, onde atua um dos grandes mestres da relações públicas brasileiras Flávio Schmidt.

A empresa possui mais de 70 funcionários e presta serviços de Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa, Comunicação Interativa, Eventos, Gerenciamento de Crise, Pesquisa e Relações Governamentais. Atualmente, atende mais de 40 clientes, de portes nacional e internacional, nas áreas de saúde, tecnologia, cosméticos, higiene e limpeza, e entretenimento, entre outras.

Terceiro Setor e as Relações Públicas

Quem ainda não teve oportunidade de ler o meu artigo sobre Terceiro setor: Responsabilidade Social das Empresas e a contribuição das Relações Públicas, segue o link.

http://www.rp-bahia.com.br/rpemrevista/edicao24/artigos.htm

O tema ainda é bastante pertinente visto que há muito o que se fazer no âmbito social. Há também um vasto campo a ser explorado, enquanto profissional da comunicação na esfera sócio-ambiental, hoje mais do que nunca.

Então mãos à obra...

2º Congresso de Comunicação acontece no dia 14 de agosto no RJ

2º Congresso de Comunicação Empresarial ABERJE Rio de Janeiro acontece no dia 14 de agosto de 2008, das 9h00 às 18h00, no Windsor Plaza Copacabana situado à Av. Princesa Isabel, 263, em Copacabana – Rio de Janeiro.

O evento reúne as melhores práticas e as principais tendências da Comunicação Empresarial Moderna. Quatro painéis estarão em destaque nesta edição do Congresso:

* Cobertura Online: abrangências, limites e desafios. Como a interatividade, a velocidade e a abrangência da notícia virtual influenciam as instituições.
* A Importância do Branding na Comunicação Empresarial das empresas. Afinal, qual a importância de se repensar em tudo aquilo que constrói a marca?
* A Sustentabilidade sob o ponto de vista das instituições.

O evento conta com um painel especial, com a participação de Nizan Guanaes, presidente da Africa e sócio majoritário do ABC, maior grupo de comunicação do País e um dos 30 maiores do mundo, que falará sobre Os desafios e sinergias na construção de um grupo de Comunicação no Brasil.

Além de Guanaes, muitos outros profissionais renomados participarão do Congresso. Entre eles, Olinta Cardoso, diretora de Comunicação da Vale; Caio Túlio Costa, diretor-presidente do Internet Group e fundador do UOL (Universo Online); Matthew Shirts, curador de Conteúdo do Projeto Planeta Sustentável da Editora Abril e redator-chefe da Revista National Geografic Brasil, e muitos outros.

Clique aqui e inscreva-se! Para os associados da ABERJE o valor da inscrição é R$ 737,00 e para os não-associados o investimento é de R$ 817,00. Mais informações pelo e-mail Congresso Rio ou pelo telefone (11) 3662 3990, com Murilo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Revista Folkcom divulga 11ª edição e faz nova chamada de textos

Já está disponível na internet a 11ª edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (Revista Folkcom) para acesso e consulta gratuita. Em seu sexto ano de existência, a versão eletrônica da Revista mantém a periodicidade semestral (com lançamentos em julho e dezembro) e pode ser acessada no endereço http://www.uepg. br/revistafolkcom/

Em sua 11ª edição, a Revista Internacional de Folkcomunicação (on line) disponibiliza aos seus fiéis e críticos leitores textos provenientes de diferentes estados do País, tematizando questões transversais num 'diálogo' folkcomunicacional.

Pesquisadores, docentes que discutem temas afins e estudantes (de graduação ou pós-graduação) legitimam, assim, o desafio central do periódico: fortalecer um debate sobre aspectos conceituais, metodológicos ou multidisciplinares na conexão originalmente proposta por Luiz Beltrão: as formas de manifestações culturais se traduzem, simultaneamente, em ações comunicacionais.

O crescente número de textos recebidos pela edição – seja na forma de ensaios, artigos, resenhas e demais formatos previstos na organização – confirmam a proposta editorial da Revista Folkcom: um espaço de debate, produção de conhecimento e manifestação científico-acadêmico na (sub) área.

A 11ª edição da Revista publica – na seção 'Ensaios & Artigos' - textos da autoria de Alexandre Barbalho (UECE), Carlos Henrique Souza e Fernanda Manhães (UENF/RJ), Raimundo Ampuero, Mônica Carniello e Edson Oliveira (UNITAU), Paulo Rogério Oliveira (UFPE), Renan Albuquerque (UNAM), Denis Porto Renó (Red INAV), Fábio Corniani e Orlando Berti (UMESP e UEPI). O ensaio fotográfico é da jornalista Camila Cardoso. A entrevista de Karina Janz Woitowicz é com um conhecedor da obra do artista catarinense Franklin Cascaes (Gelci José Coelho, mais conhecido por Peninha). A resenha literária é da autoria de Hélcio Kovaleski e o texto da seção 'Discografia Folkcom' é do colaborador e crítico paranaense Diego Antonelli.

Enfim, está lançado o convite para este Inverno de 2008: Acesse, leia e divulgue a mais importante publicação acadêmica quem tem por eixo central as pesquisas e estudos folkcomunicacionais . Boa e crítica leitura!

Chamada de Textos e Trabalhos para Revista Folkcom

Para submeter textos (ensaios, artigos, resenhas, críticas, dentre outros formatos aceitos pela publicação) para as próximas edições, enviar o material aos cuidados do editor (sergiogadini@yahoo.com.br) ou para o e-mail da Revista Folkcom (revistafolkcom@uepg.br), até dia 30 de setembro de 2008. Orientações sobre o tamanho e o formato dos textos podem ser conferidas no site da Revista Folkcom. Confira em Normas para Publicação.

Leia, divulgue e participe da Revista Internacional de Folkcomunicação!

Acesse http://www.uepg.br/revistafolkcom ou clique direto em http://www.uepg.br/revistafolkcom/atual/index.htm para acessar o número atual da Revista Folkcom.

Especialização em Gestão da Comunicação na ECA-USP

O melhor colocado tem bolsa de estudos

Curso às sextas-feiras e aos sábados

O curso de especialização lato sensu Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2008. Sua estrutura em módulos totaliza um ano e meio de atividades. As aulas terão início em agosto e serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados (6ª feira, das 19h às 23h e aos sábados, das 9h às 18h). Entre 21 de julho a 01 de agosto os interessados podem se inscrever através do site www.eca.usp.br/gestcom.

Criado há 15 anos e ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.

Segundo a profa. dra. Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do curso, em uma época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância compreender a profunda diversidade teórica e metodológica que faz da comunicação a mais importante atividade de nosso tempo. "Nosso curso recebe profissionais de diversos segmentos da sociedade, o que evidencia a crescente importância que a sociedade começa a dar às questões relativas à comunicação", assinala.

Comunicação integrada

O curso de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura preocupa-se em estudar os diversos processos da comunicação humana em organizações da sociedade civil, sejam elas empresas públicas, privadas, pequenas e médias empresas, instituições e organizações do terceiro setor.

O profissional, trabalhando dentro de cada uma dessas entidades, será formado para atuar de forma integrada. Ou seja, de forma plural e flexível nas diversas áreas da comunicação: jornalismo, propaganda, marketing e relações públicas. Dessa forma, não se dedica a estudar estratégias voltadas para um setor específico.

O objetivo do curso é dar condições para que o gestor de comunicação consiga articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma escola ou, até mesmo, de um projeto pessoal ou profissional de vida.

Estudar a comunicação é pensar seus processos na sociedade civil

A sociedade impõe desafios ao comunicador que vão além das tarefas profissionais diárias. Em direção a um plano de comunicação efetivo, elas envolvem pensar as relações com setores emergentes na área de educação, inclusão social e digital. Implica ainda repensar modelos tradicionais de comunicação e de compreensão da realidade social. A estruturação de um processo comunicacional deve ser visionária das relações existentes na sociedade civil e da realidade do próprio país. Com forte planejamento e base teórica, o curso de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura está voltado para: empresas, escolas, ONGs, profissionais de comunicação, professores e assistentes sociais.

Como se inscrever

Estarão abertas no período 21 de julho a 01 de agosto, das 14h às 20h, no prédio central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na secretaria do Curso de especializaçãolato sensu “Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura”, do Departamento de Comunicações e Artes, no 2ºandar, na sala 209, as inscrições para candidatos a alunos regulares do Curso, com um total 60 (sessenta) vagas e mínimo de 10 (dez) alunos.

Mais Informações

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo site www.eca.usp.br/gestcom ou junto à Secretaria do Curso de especialização lato sensu “Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura”, do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, através do fone: (011) 3091.4341, pelo fax: (011) 3091.4867 ou pelo e-mail: gestcom@edu.usp.br.

Para conteúdos extra sobre o curso de Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura acesse: http://mentesemgestao.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Intercom Brigadeiro promove cursos em julho

A Intercom Estação Brigadeiro sediará, durante o mês de julho, cinco cursos livres, ministrados pelos professores Manuel Chaparro, Maria Regina Canever Domingues, Backer Ribeiro Fernandes e Álvaro Bufarah.

A realização das atividades está sujeita à formação de turmas com, pelo menos, 10 participantes.
Para participar, os interessados devem baixar a ficha no site da Intercom, disponibilizada no link www.intercom.org.br/brigadeiro/agenda.shtml, e ecaminhar anexa para o e-mail intercom@usp.br.

Após a efetivação da inscrição, será solicitado o pagamento do curso no Banco do Brasil (agência 3559-9 e conta corrente 6103-4), em nome da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Após essa etapa, o comprovante de depósito deve ser enviado à secretaria da Intercom.
Outras informações pelo telefone (0xx11) 3091-4088.

Confira, abaixo, os cursos que serão oferecidos em julho:

Jornalismo I - Fundamentos teóricos da Redação Jornalística
Prof. Manuel Carlos da Conceição Chaparro

Turma 1 – JOR116, 17 e 18 de Julho - das 13h às 17h

Comunicação nos processos de licenciamento ambiental
Profa. Maria Regina Canever Domingues

Turma 1 - CPLA14, 16 e 17 de Julho - das 19h às 23h
Turma 2 - CPLA28, 30 e 31 de Julho – das 19h às 23h
Turma 3 - CPLA 26 de Julho e 16 de Agosto – das 9 às 12h e 14 às 17h

Comunicação e Relacionamento com Comunidades
Prof. Backer Ribeiro Fernandes

Turma 1 - CRC21, 22 e 23 de Julho - das 19h às 23h
Turma 2 - CRC12 e 19 de Julho – das 9 às 12h e 14 às 17h

Comunicação Organizacional aplicada a ONG
Prof. Álvaro Bufarah

Turma 1 – COO22, 23 e 24 de Julho – das 13h às 17h

Jornalismo II - Formas e Técnicas da Redação Jornalística *
Prof. Manuel Carlos da Conceição Chaparro

Turma 1 – JOR229, 30 e 31 de Julho – das 13h às 17h* Requisito: ter cursado Jornalismo I

terça-feira, 15 de julho de 2008

Carta Escrita no Ano 2070

Ano 2070 acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85.Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água.Creio que me resta pouco tempo.Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos.Tudo era muito diferente.Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardinse eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.
Antes todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras.Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira.Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA,só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estãoirreversivelmente contaminados ou esgotados.Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copospor dia por pessoa adulta.
Hoje só posso beber meio copo.A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo;tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no séculopassado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados peladesidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já nãotem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera, imensos desertosconstituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das viasurinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático.As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de empregoe pagam-te com água potável em vez de salário.Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas.A comida é 80% sintética.Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.Os científicos investigam, mas não há solução possível.Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por faltade árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos,como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto.A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estãodotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar,não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que éfortemente vigiado pelo exército, a água voltou a ser um tesouro muitocobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove,e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida;as estações do ano têm sido severamente transformadaspelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX.Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonitoque eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomarbanho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse,o saudável que era a gente. Ela pergunta-me:Papá! Porque se acabou a água?Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado,porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ousimplesmente não tomamos em conta tantos avisos.
Agora os nossos filhospagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não serápossível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegoua um ponto irreversível.Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesseisto quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!
(Documento extraído da revista biográfica "Crônicas de los Tiempos" de Abril de 2002.)